Perícias

Perito Judicial e Assistente Técnico – Entenda a diferença

O Perito e o Assistente Técnico Judicial são profissionais fundamentais na produção da prova pericial.

Entender as diferenças entre ambos auxilia na contratação. Além de melhorar a compreensão do trabalho desenvolvido.

Perito judicial é uma pessoa nomeada pelo juiz para realizar uma investigação técnica e fornecer informações sobre um assunto específico em um processo judicial. Ele é considerado um especialista no assunto em questão e sua opinião é considerada autoritativa pelo juiz.

Assistente técnico, por outro lado, é uma pessoa contratada por uma das partes envolvidas no processo judicial para fornecer informações e assistência técnica. Ele não é nomeado pelo juiz e sua opinião pode ser contestada por outras partes.

Conheça as principais diferenças entre o Perito e o Assistente Técnico judicial:

1. Contratação

Geralmente, o Perito é nomeado pelo Juiz.

O Assistente Técnico, é indicado pelas partes da ação que optam por esta contratação que não é obrigatória.

2. Funções

Assim sendo, o Perito emite o Laudo Pericial para elucidar os pontos controvertidos. Além de dirimir dúvidas técnicas e embasar o julgamento do Juiz.

Por outro lado, o Assistente Técnico emite o Parecer Técnico sobre o Laudo do Perito. Portanto, pode ser concordante ou divergente. Além disso, pode auxiliar o Perito fornecendo dados, documentos e opiniões fundamentadas.

UM BOM ASSISTENTE TÉCNICO PODE MUDAR O RUMO DE UM PROCESSO JUDICIAL” title_tag=”h2″ width=”” border_color=””]

 

3. Quesitos

Neste caso, o Perito responde os Quesitos, quando pertinentes ao caso. Então, o Assistente Técnico elabora os Quesitos aos Advogados.

4. Honorários

O Perito apresenta sua estimativa de honorários para as partes nos autos.

Por sua vez, o Assistente Técnico faz a negociação com a parte contratante.

Para o desempenho de sua função, o perito e os assistentes técnicos podem valer-se de todos os meios necessários, ouvindo testemunhas, obtendo informações, solicitando documentos que estejam em poder da parte, de terceiros ou em repartições públicas, bem como instruir o laudo com planilhas, mapas, plantas, desenhos, fotografias ou outros elementos necessários ao esclarecimento do objeto da perícia.

Tanto o perito como os assistentes técnicos são profissionais fundamentais para o esclarecimento de questões técnicas inseridas em processos judiciais, fornecendo elementos para uma decisão judicial justa.

Você precisa de um especialista em psicologia forense? Não procure mais!

Nossa equipe de psicólogos forenses altamente treinados está disponível para fornecer serviços de consultoria, elaboração de quesitos, laudos e pareceres.

Com anos de experiência, nossos técnicos são peritos em suas áreas de atuação, para te ajudar nos inquéritos, processos e a tomar decisões fundamentadas. Entre em contato conosco hoje para agendar uma consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *